O time que sempre foi modelo de gestão, segue acumulando presepadas em 2015.

Por Vladimir da Costa

 

O ano inconsistente do São Paulo segue surpreendendo seu torcedor. Nesta segunda-feira, foi demitiu o técnico Doriva, após à derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, ontem, no Mineirão. O clube confirmou a saída em sua conta no Twitter. Como é de praxe, o auxiliar Milton Cruz assumirá a equipe até o fim do Brasileirão, atrás de uma vaga no G-4.

– O São Paulo FC comunica que Doriva deixa o comando técnico da equipe profissional – disse o breve comunicado do clube na rede social.

Doriva é demitido depois de um mês no comando do tricolor (Foto: Gazeta Press)

Doriva é demitido depois de um mês no comando do tricolor (Foto: Gazeta Press)

A demissão parecia eminente. Desde a sua contratação, pelo ex-presidente, Aidar, o treinador foi muito questionado, apesar do bom trabalho que vinha fazendo na Ponte Preta. Como Doriva não era bem quisto entre os dirigentes, era de se imaginar sua demissão, assim a direção pode planejar melhor o ano de 2016. Com Milton Cruz, o Tricolor imagina que pode subir na tabela do Brasileirão (é o quinto colocado), além de abrir definitivamente os planos do próximo ano. Na semana passada, Doriva admitiu não havia sido chamado para falar sobre contratações.

– O Gustavo (Vieira de Oliveira, diretor-executivo) me disse que queria criar um fato novo no São Paulo. E por isso fui demitido – disse Doriva, por meio da sua assessoria de imprensa. Segundo Doriva, a reunião durou 5 Minutos. Quase tão rápida quanto a passagem do treinador pela equipe que cada dia mais parece uma equipe de vazea.

Doriva chegou ao São Paulo no dia 7 de outubro, em substituição a Juan Carlos Osorio, sob tutela do ex-presidente Carlos Miguel Aidar e do ex-gerente José Eduardo Chimello. Na sequência, no dia 13, o antigo mandatário renunciou sob denúncias de corrupção e foi substituído por Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. O contrato do treinador era válido até o fim de 2016.

Em apenas sete jogos no comando do São Paulo, Doriva, que foi contratado ainda na gestão do ex-presidente Carlos Miguel Aidar, colecionou duas vitórias, um empate e quatro derrotas, duas destas diante do Santos, na eliminação da Copa do Brasil. O treinador estreou mal com derrota por 2 a 0 para o Fluminense no Rio e empatou por 2 a 2 com o Vasco no Morumbi, ambas partidas pelo Brasileiro – aproveitamento de 33,3%.

Em comunicado oficial, o São Paulo afirma que o coordenador técnico Milton Cruz assumirá o time nas quatro rodadas finais do Campeonato Brasileiro, contra Atlético-MG (no Morumbi), Corinthians (em Itaquera), Figueirense (no Morumbi) e Goiás (no Serra Dourada).