São Paulo

São Paulo

3 – 0

Campeonato Brasileiro

América MG

  Últimas notícias

A história


No dia 26 de janeiro de 1930 foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Clube Atletico Paulistano, ficando como data magna do clube o dia 25 de Janeiro de 1930, dia e mês em que foi fundada a cidade de São Paulo. Conservando as tradições do passado, o uniforme do novo clube estamparia as faixas vermelhas e pretas em homenagem aos dois clubes fundadores.

O São Paulo ainda herdaria o campo pertencente à Associação Atlética das Palmeiras, a chamada “Chácara da Floresta”, razão pela qual passou a ser conhecido como “São Paulo da Floresta” em seus primeiros anos.

Como conquistas, o Tricolor Paulista venceu o Campeonato Paulista de 1931, no seu segundo ano de existência, e conseguiu sagrar-se vice em 1930, 1932, 1933 e 1934. Foi também vice-campeão do Torneio Rio São Paulo de 1933. Portanto, o Tricolor Paulista, clube recém-fundado, estava no topo do futebol local, um fato extraordinário, mas nem tanto se levadas em considerações suas origens vencedoras.

O São Paulo comprou, então, uma nova sede, suntuosa, localizada na Rua Conselheiro Crispiniano (no centro da cidade), um pequeno palácio conhecido como “Trocadero”, ao custo de 190 contos de réis. Essa dívida era grande para a época, porém o clube, detentor de um campo como o da Floresta e um quadro de jogadores que valia muito, não se deixava abalar por isso. Porém alguns dirigentes do clube, que andavam descontentes com os rumos do futebol no país, resolveram fundir-se com o Clube de Regatas Tietê e acabar com o departamento de futebol. Outro grupo, favorável a continuidade do clube, e liderados pelo doutor Paulo Sampaio foram à Justiça e, no dia 23 de Abril de 1935,  impugnaram o direito da diretoria fundir o clube com o Tietê sem que a opinião dos sócios fosse ouvida.

Os sócios obtiveram ganho de causa mesmo após a defesa da diretoria do clube. A diretoria não teve outra saída senão convocar uma assembleia geral. Porém o artigo 2.º dos estatutos do clube á época dizia que somente os “sócios fundadores”, considerados “proprietários” do clube e que somavam 200, poderiam compor a assembleia. Como a maioria deles era ligado, à diretoria a fusão foi aprovada no dia 14 de Maio de 1935. Nesse dia, e debaixo de chuva, o departamento de futebol foi oficialmente extinto e desfiliado da APEA. Com a fusão, a parte administrativa foi fundida ao Clube de Regatas Tietê que incorporou todos os patrimônios físicos e que, em troca, quitaria os créditos do clube e não poderia usar as cores, uniformes e símbolos do São Paulo. Surgia assim o Tietê-São Paulo.

Após a fusão com o C.R. Tietê, alguns antigos sócios do Tricolor Paulista, inconformados com tudo o que ocorrera, decidiram restabelecer o clube, surgindo assim no dia 4 de Junho de 1935 o Clube Atlético São Paulo. E no dia 16 de Dezembro de 1935, ressurgiria o São Paulo Futebol Clube que, depois de tantos empecilhos e ressurreições, ganhou o apelido de “Clube da Fé” do jornalistaThomaz Mazonni.

  Hino

Salve o Tricolor Paulista
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro
Oh Tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado
Oh Tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado
São teus guias brasileiros
Que te amam eternamente
De São Paulo tens o nome
Que ostentas dignamente
De São Paulo tens o nome
Que ostentas dignamente
Oh Tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado
Oh Tricolor
Clube bem amado
As tuas glórias
Vêm do passado

  Títulos

 

3 Mundiais Interclubes

1992 – São Paulo 2 X 1 Barcelona
1993 – São Paulo 3 X 2 Milan
2005 – São Paulo 1 X 0 Liverpool

3 Libertadores

1992 – News Old Boys 1 X 0 São Paulo
São Paulo 1 X 0 News Old Boys ( penais 3×2 são Paulo)
1993 – São Paulo 5 X 1 Universidad Católica
Universidad Católica 2 X 0 São Paulo
2005 – Atlético Paranaense 1 X 1 São Paulo
São Paulo 4 x 0 São Paulo

 

Artilheiros

 

Em breve