Em partida dramática, Palmeiras elimina o tricolor carioca nas penalidades e agora enfrenta o Santos na decisão pelo tricampeonato

Por Anderson Marinho
Lucas Barrios marcou os gols do verdão. Foto: Ari Ferreira / LANCEPress

Lucas Barrios marcou os gols do verdão. Foto: Ari Ferreira / LANCEPress

O Palmeiras recebeu o Fluminense nesta quarta-feira, no Allianz Parque, pelo duelo de volta das semifinais da Copa do Brasil 2015 e conquistou a classificação para a grande final da competição nos pênaltis, após uma vitória por 2 a1 no tempo normal, e agora vai decidir o título contra o Santos.

Os gols do verdão formam marcados pelo atacante paraguaio Lucas Barrios. Fred descontou para o Fluminense, mas Fernando Prass brilhou e garantiu o triunfo alviverde.

O jogo

Precisando de uma vitória por 1 a 0 ou por dois gols de diferença para reverter o resultado da partida de ida, de 2 a 1 a favor do rival, para garantir a classificação, o técnico Marcelo Oliveira mandou o verdão à  campo com novidades no meio de campo, setor mais irregular da equipe, promovendo o retorno de Robinho e efetivando o garoto Matheus Sales como um dos volantes ao lado de Amaral, deslocando Zé Roberto para lateral esquerda.

O Palmeiras tomou a iniciativa nos primeiros minutos, pressionando a saída de bola do rival, e acelerou o jogo em busca do resultado, deixado o duelo franco.

Palmeirenses comemoram com Lucas Barrios. Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress

Palmeirenses comemoram com Lucas Barrios. Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress

Logo aos 8 minutos Dudu deu bela assistência para Robinho na ponta esquerda, o meia invadiu a área e chutou cruzado na saída de Diego Cavalieri, a bola desviou na perna do goleiro e saiu pela linha de fundo.

O Fluminense tentou responder no lance seguinte, depois de abertura na direita Fred se enroscou com Jackson e a arbitragem assinalou falta. Na cobrança Gustavo Scarpa fez o levantamento no segundo pau, Marlon desviou de cabeça e obrigou Fernando Prass a fazer uma grade defesa.

Aos 13 minutos a zaga do Fluminense afastou uma bola depois da cobrança de escanteio e Lucas devolveu em profundidade para Robinho, que estava em posição legal, o meia acreditou na jogada, foi à linha de fundo e cruzou para trás, Barrios apareceu livre na pequena área e completou para abrir o placar.

Barrios aproveita o rebote após cobrança de pênalti para marcar o segundo. Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press

Barrios aproveita o rebote após cobrança de pênalti para marcar o segundo. Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press

O Palmeiras seguiu pressionando e dois minutos depois Gabriel Jesus recebeu lindo lançamento, dominou com categoria, invadiu a área e foi derrubado por Wellington Silva, a arbitragem marcou pênalti para o verdão. Na cobrança Zé Roberto bateu de pé esquerdo em meia altura e Diego Cavalieri fez a defesa, na sobra o capitão palmeirense dividiu com o goleiro e Barrios apareceu livre para marcar o segundo.

E vantagem o Palmeiras seguiu controlando o jogo e explorando a velocidade dos homens de ataque, dificultando as ações do tricolor carioca. Aos 25 minutos Matheus Sales arriscou de fora da área e Cavalieri fez boa defesa.

O Fluminense chegou com perigo aos 28 minutos, Gustavo Scarpa recebeu na área, fez o giro e chutou firme para grande defesa de Fernando Prass, na sobra Vinicius errou a finalização e perdeu grande oportunidade.

O verdão diminuiu e ritmo, permitindo mais o jogo do rival, e o tricolor quase chegou ao gol aos 36 minutos, em cabeçada de Cícero que saiu à direita da meta de Prass.

Quando voltou a pressionar a saída de bola do adversário o Palmeiras chegou com perigo novamente, aos 47 minutos, após boa tabela com Robinho pela esquerda, Matheus Sales foi à linha de fundo e cruzou para Barrios, com o gol livre, mas o paraguaio foi empurrado por Breno Lopes antes da conclusão e a arbitragem mandou o jogo seguir.

Etapa complementar

Na volta do intervalo o técnico Eduardo Batista promoveu a entrada do meia Gerson na vaga de Marcos Junior, na tentativa de dar mais qualidade ao meio de campo tricolor.

Com a alteração o treinador do Fluminense posicionou Cícero como um líbero, atuando no meio dos dois zagueiros, dando liberdade para os laterais do tricolor e passou a pressionar com mais homens no meio de campo.

O Palmeiras sentiu a pressão nos primeiros minutos e encontrou dificuldades para conquistar a posse bola, quando a tinha não conseguia fugir da marcação.

Aos seis minutos Dudu recebeu lançamento na entrada da área, se aproveitou de uma bobeira de Marlon e finalizou com perigo, mas a boa saiu à esquerda de Diego Cavalieri. Aos poucos o Palmeiras adiantou a sua marcação, dificultando a criação do rival, e o duelo tornou-se estritamente tático.

Aos 16 minutos Eduardo Batista sacou o lateral esquerdo Breno Lopes, deslocando Gustavo Scarpa para a função, e colocou o experiente e velocista atacante Osvaldo. Pelo Palmeiras Marcelo Oliveira respondeu com a entrada de Rafael Marques na vaga do cansado Robinho.

No sacrifício, Fred deixou sua marca para o Flu. Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress

Fred deixou sua marca para o Flu. Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress

Aos 19 minutos Osvaldo partiu em velocidade pela esquerda e chutou no canto direito de Fernando Prass, mas o arqueiro alviverde fez boa defesa.

O treinador tricolor foi para o tudo ou nada e promoveu a entrada de Magno Alves na vaga de Vinicius, passando a atuar com dois centroavantes.

Aos 25 minutos Dudu tentou puxar o contra-ataque, mas errou o passe e possibilitou a retomada de bola rápida do Fluminense, Gerson recebeu com liberdade na direita e cruzou na medida para Fred, nas costas da marcação, desviar de cabeça e diminuir para Flu.

O Palmeiras sentiu o gol e também o desgaste físico, notório a partir do momento em que a equipe precisou buscar o terceiro gol para evitar os pênaltis, e passou a tomar sufoco do adversário. O verdão ainda perdeu Gabriel Jesus, contundido, em seu lugar entrou o argentino Allione.

Fernando Prass em um das defesas que salvaram o verdão. Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress

Fernando Prass em um das defesas que salvaram o verdão. Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress

Melhor em campo o Fluminense tinha mais posse de bola e levava perigo nos contra-ataques, em busca do empate que lhe daria a classificação. Aos 37 minutos Gerson arriscou o arremate de fora da área e obrigou Fernando Prass a fazer uma grande defesa.

Sem criatividade após a saída de Robinho e com muitos jogadores desgastados o treinador palmeirense promoveu aos 38 minutos a entrada de Cristaldo na vaga de Barrios.

Aos 43 minutos Osvaldo fez falta sem bola em Rafael Marques pela direita. Na cobrança Rafael Marques fez o desvio de cabeça na entrada da área e Dudu apareceu no segundo pau para marcar, mas arbitragem anulou o tento marcando corretamente o impedimento do atacante.

Fernando Prass defende cobrança de pênalti de Gustavo Scarpa. Foto: Marcos Ribolli

Fernando Prass defende cobrança de pênalti de Gustavo Scarpa. Foto: Marcos Ribolli

O Fluminense respondeu e quase decidiu a parada aos 47 minutos, após bola cruzada da direita, Fred recebeu com liberdade nas costas da zaga e bateu de direita no contrapé de Fernando Prass, mas o arqueiro alviverde fez grande defesa de mão trocada para evitar o gol.

A decisão foi para os pênaltis e o camisa um do verdão brilhou novamente, defendendo a cobrança de Gustavo Scarpa, a segunda do tricolor, e depois viu Gum bater por cima do travessão na terceira penalidade. Os palmeirenses Rafael Marques, Jackson, Cristaldo e Allione converteram as cobranças sacramentando o triunfo alviverde.

O Palmeiras volta à campo agora no próximo domingo, às 17h00, contra o Santos, adversário da decisão, na Vila Belmiro, mas este duelo será pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015.

As finais da Copa do Brasil 2015 estão marcadas para os dias 25/11/2105 e 02/12/2015.

PALMEIRAS 2 X 1 FLUMINENSE

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 28/10/2015 – 22h
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Guilherme Dias Camilo (MG)

Renda/Público: R$509.892,03/12.460 pagantes
Cartões Amarelos: Jackson (PAL); Wellington Silva e Fred (FLU)
Cartões Vermelhos:
GOLS: Lucas Barrios, 13’/1ºT (1-0); Lucas Barrios, 17’/1ºT (2-0); Fred, 25’/2ºT (2-1)

PÊNALTIS:
Palmeiras: 
Rafael Marques (Gol), Jackson (Gol), Cristaldo (Gol) e Allione (Gol)
Fluminense: 
Jean (Gol), Gustavo Scarpa (Errou) e Gum (Errou)

PALMEIRAS: Fernando Prass, Lucas, Vitor Hugo, Jackson e Zé Roberto; Amaral, Matheus Sales e Robinho (Rafael Marques, 17’/2ºT); Dudu, Lucas Barrios (Cristaldo, 38’/2ºT) e Gabriel Jesus (Allione, 29’/2ºT). Técnico: Marcelo Oliveira

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Marlon e Breno Lopes (Osvaldo, 16’/2ºT); Jean, Cícero, Vinícius (Magno Alves, 23’/2ºT) e Gustavo Scarpa; Marcos Junior (Gerson, intervalo) e Fred. Técnico: Eduardo Baptista