Rubro-negro vence a primeira fora de casa e torcida do verdão diz que Copa Brasil é obrigação

Por Anderson Marinho
Marlone comemora golaço no Pacaembu. Foto: Daniel Vorley / Agif / Gazeta Press

Marlone comemora golaço no Pacaembu. Foto: Daniel Vorley / Agif / Gazeta Press

O Palmeiras recebeu o Sport neste sábado, no estádio do Pacaembu, em partida válida pela 32ª do Campeonato Brasileiro 2015 precisando da vitória para garantir o quarto lugar e terminar a rodada no G-4, mas foi derrotado pelo Leão da Ilha por 2 a 0, com gols marcados por Marlone e André, e saiu de campo sob protestos da torcida.

Com o resultado o verdão segue com 48 pontos ganhos e ocupa provisoriamente a sétima posição na tabela, mas pode terminar a rodada até em nono, caso Ponte Preta e São Paulo vençam seus confrontos, contra Coritiba e Atlético-MG respectivamente, neste domingo.

Já o Sport, além de conquistar a sua primeira vitória fora de casa neste Brasileirão, ultrapassou um adversário direto e ocupa neste momento a sexta posição com 49 pontos ganhos, vivo na luta por uma vaga na Libertadores.

O jogo

Com a cabeça na partida de volta das semifinais da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira contra o Fluminense, o técnico Marcelo Oliveira mandou o Palmeiras à campo mais uma vez com um time misto, poupando os principais jogadores da equipe, com destaque para o volante Matheus Sales, formado na base, titular pela primeira vez.

Marlone comemora o primeiro gol do Sport. Foto: Marcos Ribolli

Marlone comemora o primeiro gol do Sport. Foto: Marcos Ribolli

Com a bola rolando o verdão esboçou uma pressão nos minutos iniciais, pressionando a saída de bola do rubro-negro pernambucano e apostando nas bolas aéreas, mas a primeira grande chance foi do Sport, aos 12 mintuos, Diego Souza fez grande jogada individual, fintou dois marcadores, invadiu a área e soltou a bomba de pé esquerdo obrigando Fernando Prass a fazer uma grande defesa.

Entretanto, aos 15 minutos, após boa troca de passes no meio de campo, Marlone arrematou da intermediária, com efeito, e acertou o ângulo direito do arqueiro alviverde para abrir o placar.

O Palmeiras tentou responder rapidamente, aos 18 minutos, Egídio fez a jogada pela esquerda e cruzou na medida para cabeçada de Rafael Marques, mas Danilo Fernandes fez boa defesa para evitar o empate.

Com o adversário priorizando os contra-ataques, sem dar espaços, o verdão tinha dificuldades para criar.  No meio de campo Allione e Mouche não repetiram as boas atuações do duelo contra o Avaí e Rafael Marques pouco fez.

O Sport ainda teve grande oportunidade para ampliar, aos 40 minutos, Élber recebeu com liberdade na área palmeirense, mas finalizou mal desperdiçando o gol.

Etapa complementar

Na volta do intervalo Marcelo Oliveira promoveu as entradas de Zé Roberto e Dudu, nas vagas de Matheus Sales e Allione respectivamente, na tentativa de melhorar a criação e buscar o resultado.

O segundo tempo começou com o Palmeiras partindo pra cima, enquanto o Sport esperava o momento certo para surpreender o rival nos contra-golpes. Aos cinco minutos o técnico Falcão sacou Marlone para a entrada do atacante Samuel.

Artilheiro, André deixou a sua marca. Foto: LUIS MOURA / Gazeta Press

Artilheiro, André deixou a sua marca. Foto: LUIS MOURA / Gazeta Press

Errando muitos passes e sem conseguir finalizar o Palmeiras era facilmente controlado e a estratégia rubro-negra surtiu efeito. Aos 12 minutos, João Pedro, pressionado, errou a saída de bola e em seguida derrubou Diego Souza dentro da área palmeirense cometendo pênalti. Na cobrança, André bateu com paradinha, deslocando Prass, e ampliou a vantagem pernambucana.

Insatisfeito com a sua equipe o treinador do verdão promoveu a entrada de Gabriel Jesus no lugar de Mouche.

O Palmeiras quase diminuiu aos 23 minutos, mas parou em Danilo Fernandes. Primeiro Dudu recebeu pela direita e soltou a bomba, o goleiro espalmou e no rebote Cristaldo desviou de cabeça, mas quando ia comemorar o arqueiro fez grande defesa evitando o gol.

O jogo ficou tenso para o verdão e a torcida passou a cobrar, exigindo a classificação na próxima quarta-feira pela Copa do Brasil, a bola parecia queimar nos pés dos palmeirenses.

Com a posse de bola, mas sem convicção, o Palmeiras não conseguia transformar o volume de jogo em oportunidades e não levou mais perigo à defesa do rival, que controlou bem o jogo e conquistou o seu primeiro triunfo como visitante neste campeonato.

O Palmeiras agora se prepara para o duelo contra o Fluminense, na próxima quarta-feira, às 22h00, no estádio do Pacaembu pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil 2015. Pelo Brasileirão o verdão volta à campo no próximo domingo, às 17h00, contra o Santos na Vila Belmiro.

Já o Sport terá a semana livre para se preparar para o duelo contra o São Paulo, no próximo sábado, às 17h00, no Morumbi.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X SPORT

Data: 24 de outubro de 2015

Horário: 21h (de Brasília)

Local: Pacaembu, em São Paulo (RJ)

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)

Auxiliares: Cristhian Passos Sorence e Evandro Gomes Ferreira (ambos de GO)

Gols: Marlone (Sport), aos 16 do primeiro tempo; André (Sport), aos 13 do segundo tempo

Cartões amarelos: Matheus Salles, João Pedro (Palmeiras)

 

Palmeiras: Fernando Prass; João Pedro, Vitor Hugo, Leandro Almeida e Egídio; Matheus Salles (Zé Roberto), Thiago Santos e Allione (Dudu); Rafael Marques, Mouche (Gabriel Jesus) e Cristaldo

Técnico: Marcelo Oliveira

 

Sport: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Rithely, Wendel, Marlone (Samuel), Diego Souza e Élber (Neto); André

Técnico: Falcão