Saiu barato para o Peixe, em jogo que seu goleiro foi o destaque.

Por Paulo Edson Delazari

Neste sábado, no estádio Orlando Scarpelli, graças a Vanderlei a bola não entrou na partida entre Santos e Figueirense. O goleiro do time paulista fechou o gol e garantiu o 0 a 0 em um jogo que os dois times reclamaram de pênaltis não marcados pela arbitragem.

O empate por 0 a 0 leva o Santos aos 50 pontos, ainda na quarta colocação, mas correndo o risco de ser ultrapassado até o final da rodada. Já o Figueirense continua na busca para se afastar da zona de rebaixamento e é o 15º da tabela, com 35 pontos.

Dorival Júnior, mesclou alguns reservas no time titular. A principal mudança foi a entrada do atacante Nilson no lugar de Ricardo Oliveira, artilheiro do Campeonato Brasileiro com 19 gols. Além disso, a partida ainda serviu para o argentino Ledesma estrear entre os 11 iniciais.

O Jogo

Nem mesmo Lucas Lima foi capaz de mudar o rumo da partida. (Foto: Gazeta Press)

Nem mesmo Lucas Lima foi capaz de mudar o rumo da partida. (Foto: Gazeta Press)

No primeiro tempo, o goleiro Vanderlei garantiu o 0 a 0 para os visitantes em um momento que os donos da casa foram bem melhores. O santista fechou o gol e fez ótimas defesas, com direito a uma série incrível.

Aos 19 minutos, Yago chutou de fora da área, e goleiro pegou baixo no canto esquerdo. Na sequência da jogada, mostrando grande reflexo, Vanderlei defendeu o chute a queima-roupa de Dudu, e a bola foi para a linha de fundo.

A reação dos jogadores do Figueirense, que colocaram as mãos da cabeça e fizeram cara de espanto, mostrou a importância da defesa.

O bom desempenho do arqueiro santista continuou na etapa final, quando os visitantes melhoraram na partida. Aos dois minutos, Sueliton fez bela jogada e chutou para nova defesa de Vanderlei. O goleiro voltou a aparecer aos 33, quando pegou finalização de Juninho.

O time catarinense reclamou de um pênalti ainda na primeira etapa do jogo. Foi aos 24 minutos, quando Dudu dominou a bola no peito dentro da área e depois caiu no chão, alegando empurrão do zagueiro Gustavo Henrique. O árbitro Leandro Vuaden mandou o jogo seguir.

Pouco depois, aos 25, foi a vez do Santos pedir pênalti. Geuvânio avançou pelo meio e caiu no chão, pedindo um puxão de Juninho. Porém, assim como no lance anterior, o juiz também não deu nada.

Na 33ª rodada do Brasileirão, o Figueirense visita o Coritiba, no próximo sábado, no clássico catarinense, enquanto, um dia depois, o Santos recebe o Palmeiras na Vila Belmiro. Antes disso, na próxima quarta-feira, o time comandado por Dorival Júnior encara o São Paulo pela partida de volta das semifinais da Copa do Brasil. A ida, no Morumbi, foi 3 a 1 para os praianos.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 0 X 0 SANTOS

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 24 de outubro de 2015, sábado
Horário: 18h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS-FIFA)
Assistentes: Alessandro A Rocha de Matos (BA-FIFA) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE-FIFA)
Cartões amarelos: FIGUEIRENSE: João Vitor, Dudu, Sueliton, Thiago Heleno, Fabinho.. SANTOS: Gustavo Henrique, Ledesma
Renda: R$ 120.180,00
Público: 7.634 pagantes

FIGUEIRENSE: Alex Muralha; Sueliton (Bruno Dybal), Thiago Heleno, Bruno Alves e Juninho; João Vitor (Marcão), Fabinho, Yago e Rafael Bastos (Thiago Santana); Carlos Alberto e Dudu.
Técnico: Hudson Coutinho.

SANTOS: Vanderlei, Daniel Guedes, Werley, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Ledesma (Léo Cittadini) e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Geuvânio (Neto Berola) e Nilson (Ricardo Oliveira).
Técnico: Dorival Júnior