Tricolor carioca abre dois a zero, mas perde Fred e leva um gol no segundo tempo que mantém o Palmeiras vivo

Por Anderson Marinho
Destaque enquanto este em campo, Fred saiu machucado e virou duvida para decisão. Foto: Cleber Mendes / LANCE!Press

Destaque enquanto esteve em campo, Fred saiu machucado e virou duvida para decisão. Foto: Cleber Mendes / LANCE!Press

O Palmeiras visitou o Fluminense nesta quarta-feira, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil 2015 e foi derrotado por 2 a 1. Os gols do tricolor carioca foram marcados por Marcos Junior e Gum, Zé Roberto descontou para o verdão.

Com o resultado o alviverde joga por uma vitória simples, por 1 a 0, no duelo de volta para garantir a classificação pelo critério do gol fora de casa. Já o Fluminense tem a vantagem do empate para garantir a classificação à grande final. Em caso de novo 2 a 1, dessa vez a favor do time paulista, a decisão será nos pênaltis.

O jogo

Palmeirenses trocam de camisa no Maracanã. Foto: Paulo Sergio / LANCE!Press

Palmeirenses trocam de camisa no Maracanã. Foto: Paulo Sergio / LANCE!Press

Com muitos desfalques no meio de campo, Robinho, Arouca, Fellype Gabriel e Cleiton Xavier machados e Thiago Santos fora por já ter jogado a Copa do Brasil pelo América-MG, Marcelo Oliveira tinha o desafio de armar um Palmeiras competitivo e optou por escalar a equipe com dois volantes, Amaral e Andrei Girotto, com Allione na criação e Zé Roberto na lateral esquerda.

A partida começou confusa e tensa, com os palmeirenses nervosos em campo. Logo aos três minutos, após uma bola mal recuada para Fernando Prass, Wellington Silva deu um carrinho violento no goleiro alviverde e o jogo precisou ser paralisado para atendimento ao camisa um do verdão.

Aos oito minutos o árbitro Leandro Pedro Vuaden, após consultar os capitães das duas equipes, resolveu paralisar a partida novamente para a troca da camisa prateada do Palmeiras que estava gerando confusão com o uniforme tricolor.

Marcos Junior comemora o primeiro gol do Flu. Foto: Paulo Sergio / LANCE!Press

Marcos Junior comemora o primeiro gol do Flu. Foto: Paulo Sergio / LANCE!Press

Com a bola rolando, aos poucos o Palmeiras, agora de camisa branca, foi se soltando e levou perigo com as bolas cruzadas na área tricolor. Aos 23 minutos, após bola alçada na área, Victor Ramos arriscou uma bicicleta e a bola passou rente e trave de Diego Cavalieri. Um minuto depois, Allione cruzou para Gabriel Jesus, livre, mas o garoto cabeceou pra fora, desperdiçando grande chance.

A resposta dos donos da casa veio com a mesma arma, aos 28 minutos, após cobrança escanteio pela direita, Fred subiu com liberdade e testou firme, Fernando Prass fez grande defesa para evitar o gol, mas Marcos Junior pegou a sobra e chutou no alto sem chances para o arqueiro alviverde e abriu o placar.

Gum desvia de pé direito para ampliar. Foto: Paulo Sergio / LANCE!Press

Gum desvia de pé direito para ampliar. Foto: Paulo Sergio / LANCE!Press

As duas equipes protagonizaram um duelo brigado, com muita disputa no meio de campo e lances ríspidos, e uma batalha particular entre Fred e Victor Ramos, que dividiam cada bola como se fosse a última.  Nessa o atacante do Flu levou e melhor, cavando um cartão amarelo para o zagueiro, aos 40 minutos, e arrumando uma falta lateral no lance seguinte.

Na cobrança da falta, em jogada ensaiada, Gustavo Scarpa finalizou cruzado, Gum fez o desvio na pequena área, a bola passou por baixo das pernas de Fred e Victor Ramos e morreu no fundo do gol.

Com vantagem no placar o Fluminense tomou um golpe nos últimos minutos do primeiro tempo. O capitão Fred,que fazia grande partida, sentiu uma contusão no joelho e foi substituído por Magno Alves.

Etapa complementar

Na volta do intervalo Marcelo Oliveira promoveu duas alterações no Palmeiras, sacando Victor Ramos, que havia recebido o cartão amarelo, para a entrada de Jackson e Andrei Girotto para a entrada de Egídio na lateral esquerda, deslocando Zé Roberto para o meio de campo.

Zé Roberto comemora o gol do verdão. Foto: Pedro Martins / Agif / Gazeta Press

Zé Roberto comemora o gol do verdão. Foto: Pedro Martins / Agif / Gazeta Press

O verdão adiantou a marcação em busca do resultado, pressionando a saída de bola tricolor, e chegou com perigo logo aos cinco minutos, em cabeçada de Jackson que saiu por cima da meta de Diego Cavalieri. Aos 12 Egídio cobrou falta direta, mas mandou pra fora.

A pressão alviverde surtiu efeito aos 15 minutos, após boa troca de passes pela meia direita, Zé Roberto invadiu a área e foi derrubado por Gum. Na cobrança o super Zé bateu com categoria, de pé esquerdo, deslocando o arqueiro tricolor para diminuir.

O Palmeiras chegou a balançar as redes mais uma vez, aos 23 minutos, com Amaral desviando de cabeça em cobrança de falta pela direita, mas a arbitragem assinalou corretamente o impedimento do volante.

Deslocado, Cavalieri não conseguiu evitar o gol palmeirense. Foto: Paulo Sergio / LANCE!Press

Deslocado, Cavalieri não conseguiu evitar o gol palmeirense. Foto: Paulo Sergio / LANCE!Press

No lance seguinte Magno Alves recebeu bela assistência e saiu cara a cara com Fernando Prass, mas preferiu dar o passe para Marcos Junior que marcou o gol em condição irregular e a arbitragem anulou o tento mais uma vez por impedimento.

Aos 26 minutos o treinador palmeirense promoveu a entrada de Rafael Marques no lugar de Allione.

O tricolor carioca quase ampliou aos 31 minutos, Gustavo Scarpa fez grande enfiada de bola para Marcos Junior, o atacante saiu cara a cara com Prass, mas o goleiro saiu bem do gol abafando a finalização.

O Palmeiras diminuiu o ritmo, saindo pouco para o ataque, como se estivesse satisfeito com o gol marcado fora de casa, mas passou a dar espaços para o rival.

Aos 44 minutos Gustavo Scarpa recebeu na meia esquerda, fez finta e chutou cruzado, a bola passou com perigo rente e meta de Fernando Prass.

O Palmeiras volta à campo agora no próximo sábado, às 21h00, contra o Sport, no estádio do Pacaembu em partida válida pela 32ª do Campeonato Brasileiro 2015. Já o Fluminense recebe o Atlético-PR no mesmo dia, às 17h00, no Maracanã também pelo Brasileirão.

A partida de volta das semifinais da Copa do Brasil será na próxima quarta-feira, às 22h00, no Allianz Parque em São Paulo.

FICHA TÉCNICA 
FLUMINENSE 2 X 1 PALMEIRAS

Local : Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de outubro de 2015, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e José Javel Silveira (ambos do RS)
Público: 31.881 pagantes
Renda: R$ 1.125.430,00
Cartões amarelos: Wellington Silva, Jean, Marlon, Cícero e Gerson (Fluminense); Victor Ramos e Lucas (Palmeiras)

Gols: 
FLUMINENSE: Marcos Junior, aos 28, e Gum, aos 41 minutos do primeiro tempo
PALMEIRAS: Zé Roberto (pênalti), aos 15 minutos do segundo tempo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wellington Silva (Higor Leite), Gum, Marlon e Breno Lopes; Jean, Cícero, Gustavo Scarpa e Vinicius; Marcos Junior (Gerson) e Fred (Magno Alves)
Técnico: Eduardo Baptista

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos (Jackson), Vitor Hugo e Zé Roberto; Amaral e Andrei Girotto (Egídio); Gabriel Jesus, Dudu e Allione (Rafael Marques); Barrios
Técnico: Marcelo Oliveira