No confronto direto pela parte de cima, o tricolor gaúcho levou a melhor diante do peixe, que mantém a quarta colocação.

Por Vladimir da Costa

No fechamento 30º rodada do brasileiro, o Grêmio conseguiu uma importante vitória e firme e forte no G-4 do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira (15), o time gaúcho usou a bola parada e venceu o Santos, por 1 a 0. Apesar dos torcedores tricolores não estarem muitos animados de verem sua equipe no estádio (pouco mais de 10 mil torcedores), o terceiro colocado, contra o quarto, fizeram um duelo de bom nível técnico e recheado de chances para os dois lados. A ausência de Ricardo Oliveira, que sequer foi a Porto Alegre, dificultou a vida dos visitantes.

Bressan corre para o abraço para comemorar o gol da vitória gremista. (Foto: Lucas Uebel/Divulgação)

Bressan corre para o abraço para comemorar o gol da vitória gremista. (Foto: Lucas Uebel/Divulgação)

O gol de cabeça do zagueiro Bressan ainda no primeiro tempo garantiu os três pontos para a equipe gaúcha sobre o peixe. A vitória mantém o tricolor tranquilo na terceira colocação, agora com 55 pontos, a quatro do vice-líder Atlético-MG. Já o Santos permanece nos 46 pontos, mas, por causa dos tropeços de seus concorrentes, segue na quarta colocação pela segunda rodada seguida.

As duas equipes voltam a campo às 17 horas, no domingo, para disputar a próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe recebe o Goiás na Vila Belmiro, enquanto o Grêmio visita a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó.

A partida

Sem Ricardo Oliveira, autor de 17 gols no Brasileirão, o Santos rondou a área do Grêmio, mas não conseguia agredir como queria. O time mostrou que seu artilheiro faz falta lá na frente.

Logo nos primeiros instantes, Giuliano teve a chance viva de marcar, ao receber bola livre na grande área, mas isolou por cima da meta. A resposta santista não demorou. Marquinhos Gabriel se infiltrou pela esquerda e chutou perto do travessão. Craque do time paulista, Lucas Lima caprichou na cobrança de falta, mas viu a bola beijar a trave direita de Bruno Grassi. Mas a caminho do gol gremista viria pelo alto. Bobô já havia desperdiçado cabeçada, quando Bressan aproveitou escanteio de Douglas para movimentar aquele que seria o único tento do primeiro tempo.

A etapa complementar apresentaria quadro bastante distinto do que foi o primeiro tempo. Por conta da desvantagem no marcador, era o Santos quem tomava as rédeas da partida e procurava a posse de bola. Enquanto isso, o Grêmio optava por priorizar o sistema defensivo e atuar de forma compactada.

Com essa proposta, o Tricolor gaúcho chegou muito perto de ampliar o marcador. Pedro Rocha, que substituiria Bobô, foi lançado na grande área, mas Vanderlei saiu bem e fez grande defesa.

O Santos ficava com a bola, mas era o Grêmio quem criava as melhores chances. Os donos da casa começaram melhor, com Maicon de volta ajudando na saída de bola, mas perderam terreno depois. A ausência do artilheiro fechou com uma atuação segura de Bruno Grassi, substituto do lesionado Marcelo Grohe no gol dos mandantes.