Timão sai na frente, leva a virada, mas acha gol no fim e agora tem cinco pontos a mais que o vice-líder

Por Anderson Marinho
Renato Augusto não teve boa atuação. Foto: Ari Ferreira / LancePress

Renato Augusto não teve boa atuação. Foto: Ari Ferreira / LancePress

O Corinthians foi à Campinas neste domingo encarar a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro 2015 e teve que se contentar com um empate por 2 a 2, após sair na frente e tomar a virada, em duelo muito movimentado, com gols marcados por Jadson e Rodriguinho. O volante Elton e o atacante Felipe Azevedo marcaram para a macaca.

Com o resultado o timão chegou aos 61 pontos ganhos na liderança da competição, mas viu diminuir a sua vantagem com relação ao vice-líder Atlético-MG, antes de sete para apenas cinco pontos, após o triunfo atleticano contra o Coritiba por 3 a 0.

Já a Ponte chegou aos 41 pontos e ocupa agora a nona colocação, dez pontos acima da zona de rebaixamento.

O jogo

Jogando em casa a Ponte Preta do técnico Doriva adotou uma postura mais cautelosa nos primeiros minutos, privilegiando a marcação no meio de campo, e dificultou as ações do timão no inicio do jogo, mas não conseguiu levar perigo à meta defendida por Cássio.

Jadson comemora mais um gol pelo timão. Foto: Friedemann Vogel / Getty Images

Jadson comemora o seu gol. Foto: Friedemann Vogel / Getty Images

Após os 15 minutos inicias o Corinthians se soltou e começou a controlar o jogo, criando as melhores oportunidades, e dominou o restante do primeiro tempo.

Aos 20 minutos, após uma bobeada da zaga campineira, Vagner Love deu bela assistência para Jadson, o meia invadiu a área e deu uma cavadinha na saída do goleiro Marcelo Lomba, mas Rodinei fez o corte praticamente em cima da linha para evitar o gol.

No entanto, aos 42 minutos, após boa troca de passes, Elias acionou Jadson na entrada da área e o camisa dez bateu de primeira, no ângulo direito de Lomba, para abrir o placar.

Etapa complementar

Na volta do intervalo Jadson criou mais uma chance para o timão, após boa jogada pela direita, o meia cruzou rasteiro para Felipe, livre no pequena área, mas o zagueiro pegou mal na bola e mandou por cima do travessão.

Depois do lance a Ponte mudou sua postura, saindo mais para o jogo, e começou a levar mais perigo à defesa corintiana. Felipe Azevedo e Borges, duas vezes, desperdiçaram boas chances de empate para a macaca.

Elton comemora o gol de empate da Ponte. Foto: Friedemann Vogel / Getty Images

Elton comemora o gol de empate da Ponte. Foto: Friedemann Vogel / Getty Images

Aos 12 minutos Doriva promoveu a entrada do atacante Diego Oliveira na vaga do meia Cristian , mandando sua equipe de vez ao ataque.

A blitz pontepretana continuou e aos 14 minutos Biro Biro arriscou o chute de fora da área, a Cássio se esticou todo e bola passou com perigo rente a trave esquerda do timão.

A pressão surtiu efeito um minuto depois, Rodinei fez boa jogada pela direita e cruzou no segundo pau, Diego Oliveira escorou de cabeça e Elton apareceu no meio da área para cabecear e deixar tudo igual.

A virada era questão de tempo e veio aos 18 minutos, após chute de Biro Biro de fora da área, Cássio espalmou para o lado, Felipe Azevedo pegou a sobra e chutou forte para colocar a macaca à frente no placar.

Em desvantagem Tite promoveu as entradas de Rodriguinho, Danilo e Lucca nas vagas de Elias, Jadson e Malcom respectivamente, na tentativa de recolocar a equipe no jogo. Pelo lado campineiro, Doriva promoveu uma troca de centroavantes, sacando Borges para a entrada de Alexandro, e abriu mão do atacante Felipe Azevedo para a entrada do zagueiro Fábio Ferreira.

Corintianos comemoram o resultado em Campinas. Foto: Ari Ferreira / LancePress

Corintianos comemoram o resultado em Campinas. Foto: Ari Ferreira / LancePress

O jogo ficou equilibrado, com muita disputa no meio de campo, e a marcação prevalecia, sem grandes oportunidades de gol para ambos os lados.

Aos 39 minutos, em uma cobrança de lateral pela direita, Edilson fez o levantamento para a área da Ponte, o zagueiro Ferron cortou parcialmente, Rodriguinho pegou a sobra e acertou um lindo chute de pé esquerdo, com rara felicidade, para deixar tudo igual mais uma vez.

A Ponte ainda perdeu o lateral direito Rodinei, expulso após receber o segundo cartão amarelo, mas o timão não conseguiu aproveitar a superioridade numérica nos últimos minutos e ficou no empate.

O Corinthians volta à campo agora no dia 15/10/2015, após a pausa do Brasileirão por conta da data FIFA, para a duelo contra o Goiás, às 19h30, na Arena Corinthians.

Já a Ponte Preta visita o Palmeiras, no dia 14/10/2015 às 21h00, no Allianz Parque.

FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 2 X 2 CORINTHIANS

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas
Data e horário: 4 de outubro de 2015, às 16h de Brasília
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
Cartões amarelos: Rodinei e Ferron (Ponte Preta); Elias, Felipe e Yago (Corinthians)
Cartão vermelho: Rodinei (Ponte Preta)
Gols: Jadson, aos 43min do primeiro tempo e Rodriguinho, aos 37min do segundo tempo (Corinthians); Elton aos 14min, Diego Oliveira, aos 17min

PONTE PRETA: Marcelo Lomba, Rodinei, Ferron, Renato Chaves e Gilson; Elton, Juninho, Felipe Azevedo (Fabio Ferreira) e Cristian (Diego Oliveira); Biro-Biro e Borges (Alexandro)
Técnico: Doriva

CORINTHIANS: Cássio, Edilson, Gil, Felipe e Yago; Ralf, Elias (Rodriguinho), Renato Augusto, Jadson (Danilo) e Malcom (Lucca); Vagner Love
Técnico: Tite