Com Damião no banco, Santos faz 2 a 0 fora de casa e sobre na tabela.

Por Vladimir da Costa

O Santos, enfim, chegou a sua primeira vitória na competição. Foi preciso realizar algumas mudanças no time principal para que a equipe tivesse êxito. A principal delas foi controversa, mas eficiente. Com Leandro Damião no banco durante os 90 minutos, o Peixe venceu o Figueirense por 2 a 0, no estádio do Café, em Londrina.

Com seu reforço de mais de R$ 40 milhões no banco de reservas, o Peixe abriu mão do 4-3-3 e entrou em campo com um meio de campo mais técnico, com Alison, Arouca, Cícero e Lucas Lima. O resultado levou os paulistas aos seis pontos e mantém o Figueira zerado, na última colocação.

A partida

Gabriel comemora o primeiro gol da vitória santista contra o Figueirense. (Foto: Célio Messias/Agência Estado)

Gabriel comemora o primeiro gol da vitória santista contra o Figueirense. (Foto: Célio Messias/Agência Estado)

Mesmo jogando em casa, o Figueirense, que não havia marcado nenhum ponto sequer na competição, mesmo jogando com três atacantes, jogava atrás. Dava espaço para o Santos criar e marcar sob pressão a equipe catarinense que tinha dificuldades de se lançar ao ataque.

Quando a primeira etapa caminhava para um empate sem gols, um lance irregular mudou a história do confronto. Aos 43 minutos, Emerson cruzou da esquerda para Gabriel, em posição de impedimento, completar de primeira e abrir o marcador. Mesmo com atuação bastante inferior, o Figueirense foi para o intervalo reclamando a não marcação de um pênalti em Artur.

Na segunda etapa, com a vantagem, Santos administrou a vantagem e passou a jogar com mais cautela, arriscando menos parecendo esperar um erro do adversário para liquidar a fatura.

Aos 16 minutos, Arouca recebeu na direita, já dentro da área, passou pelo marcador e tocou forte para o gol.

O gol mexeu com os nervos dos jogadores do Figueirense que passaram a abusar das faltas pesadas. O peixe tocava a bola, claramente esperando o final da partida para garantir a primeira vitória na competição. Antes do apito final, houve tempo para que Raul fosse expulso após cometer falta sem bola em Gabriel.

A vitória trouxe aliviou para o time da Vila, que agora treina mais tranquilo para a próximo confronto. Um acordo com a prefeitura de Cuiabá, , que rendeu R$ 1,2 milhão aos cofres alvinegros, transferiu a partida da Vila Belmiro para a Arena Pantanal, no domingo, às 18h30, contra o Atlético-MG.

Já o Figueirense que chegou a sua quarta derrota seguida, terá outra pedreira pela frente. A equipe catarinense viaja até São Paulo para encarar o Corinthians – o duelo será disputado no domingo, às 16h, na Arena Corinthians.