O jogador que tanto faz falta ao esquema de Ney Franco resolve falar do Tricolor lá de Paris.

Por Paulo Edson Delazari

Lucas atuando pelo Paris Saint German aconselha Ney Franco. ( Foto: Getty)

O cara do ano passado pelo Tricolor paulista resolveu dar um pitaco lá de Paris. Após terminar o ano em alta com o título da Copa Sul-Americana, Lucas resolveu falar do momento do São Paulo para a Fox Sport.

o São Paulo contratou alguns reforços, mas viu o time cair bastante de rendimento em 2013. Sem encontrar o esquema tático certo para encaixar da melhor forma o novo elenco são-paulino, o técnico Ney Franco tem feito testes e mais testes, mas ainda vê sua equipe bem abaixo das expectativas. E depois das vaias da torcida na vitória sobre o Oeste no último domingo, o treinador ganhou conselhos de um jogador.

Contratação mais cara da janela europeia, Lucas, que foi para o Paris Saint-Germain por R$ 108 milhões, é uma das ‘causas’ da queda de rendimento do São Paulo neste ano. O jogador, que era uma das principais armas da equipe pelo lado direito, ainda não tem um substituto no Tricolor que faça a mesma função e tem visto a equipe do Morumbi encontrar grandes dificuldades para resolver essa questão tática nas partidas. Por isso, mesmo de longe, o meia aproveitou para sugerir uma solução para Ney Franco, com Jadson e Ganso formando uma parceria no meio-campo.

“Talvez [seja a hora de mudar o esquema], pois aquela função que eu fazia é complicado. Eu ajudava muito na defesa. Estão tentando o Aloísio, que não tem tanta característica como as minhas, é um atacante mais parecido com o Luis Fabiano”, avaliou o meia do PSG, em entrevista à Fox Sports.

E a sugestão de Lucas é a mesma que a torcida também reivindica: colocar Paulo Henrique Ganso de titular ao lado de Jadson, que está em boa fase na temporada. “Poderia ser [um esquema] com Jadson e Ganso no meio e o Osvaldo e Luis Fabiano na frente, talvez com o Aloísio [revezando no ataque]”, apostou.

A ‘crise’ do sistema de jogo do São Paulo já fez Ney Franco tentar adaptar dois jogadores para a função antes exercida por Lucas e tem causado uma certa ‘instabilidade’ tática na equipe. Primeiro, o centroavante Aloísio foi escalado para jogar de ponta direita, depois, a tentativa foi com o lateral Douglas e, por último, Wallyson foi utilizado no setor. Mais do que adaptar jogadores, o treinador também tem tentado adaptar o próprio esquema ao elenco e frequentemente aposta no 4-4-2 para o segundo tempo de jogo – ele também já utilizou o 3-5-2 no jogo contra o Arsenal de Sarandí na última semana.

A falta de um esquema definido tem feito com que o São Paulo ainda deixe muito a desejar dentro de campo e, sem os resultados – principalmente na Copa Libertadores, em que o time corre riscos de não se classificar para as oitavas -, começam os rumores de ‘crise’ nos bastidores. A torcida pressiona Ney Franco que, por enquanto, tem o apoio da diretoria, mas reconhece que precisa recuperar o time na competição continental para amenizar as críticas.

“Talvez seja a hora de encontrar um novo esquema. Mas tenho certeza que ele [Ney Franco] vai encontrar logo logo. Eles estão confiantes e a situação não está tão ruim. Não há motivo para desespero e o time vai engrenar logo logo”, disse Lucas, que amenizou a má fase vivida pelo São Paulo e tentou tranquilizar os torcedores, que estão preocupados com uma eventual eliminação na primeira fase da Libertadores.