Corinthians leva virada, mas consegue empate contra o São Caetano

Por Vladimir da Costa

No sábado de carnaval, horas antes da Gaviões entrar na avenida para seu desfile, o Corinthians foi a campo no Pacaembu, contra o São Caetano na estreia de Rivaldo no time de olho nos três pontos para se aproximar ainda mais dos lideres e quase foi surpreendido.

Com um segundo tempo muito superior ao do Timão, o São Caetano quase conseguiu, mas nos minutos finais deixou a vitória escapar. Estreante da tarde junto ao goleiro Fábio Costa, o pentacampeão mundial Rivaldo comandou a virada da equipe do ABC Paulista com um gol, mas Paulinho, já no fim, estragou a festa e a partida terminou 2 a 2.

A Partida

Jogando em casa o Corinthians dominou o começo do jogo. A primeira chance de gol veio com Paulinho, de cabeça, aos 9 minutos, em falta batida por Emerson. Pouco depois, foi a fez do zagueiro Gil, marcou, mas estava em posição de impedimento. Para quem assistia a partida das arquibancadas parecia que o gol era questão de tempo. O São Caetano lento na saída de bola, jogava no seu campo de defesa esperando um contra-ataque para poder surpreender o campeão mundial.

Gerreiro é abraçado por seus companheiros depois de marcar de cabeça o primeiro gol da partida (Foto: Leandro Moraes/UOL)

O Corinthians continuou em cima, com quase todas as boas jogadas vindo pelas laterais e depois que Paulinho teve mais uma chance, o gol saiu. Aos 37 minutos, Jorge Henrique desceu pela ponta direita e cruzou para o peruano Paolo Guerrero subir com espaço e cabecear para vencer Fábio Costa, que falhou no lance, a cabeçada apesar de firme, foi em cima do goleiro. Guerreiro que não tem nada com isso comemorou seu terceiro gol no paulista, todos feitos de cabeça.

O Corinthians tinha mais 45 minutos para segurar o resultado, mas viu um São Caetano mudado no segundo tempo. Rivaldo, ídolo do Palmeiras e que também teve passagem pelo time alvinegro, mostrou seu cartão de visitas logo aos três minutos. Experiente e talentoso, o meia achou uma brecha na zaga corinthiana e ficou livre nas costas de Alessandro, e sozinho, mergulhou para empatar a partida.

Com o empate, a partida ganhou em emoção e velocidade, com as equipes muito abertas. Danielzinho, cinco minutos depois do empate teve ótima chance e só não marcou porque foi travado por Gil. No lance seguinte, foi a vez de Emerson ter espaço em contra-ataque, mas preferiu fez a escolha errada, ao invés de chutar, preferiu driblar e acabou desperdiçando bola chance.

O São Caetano parecia mais inteiro na partida e numa jogada rápida, chegou a virada. Aílton acertou bom passe, Paulo André foi vencido por Danielzinho na velocidade e o atacante então virou para o Azulão.

Rivaldo deixou o seu e comandou a equipe no empate contra o Corinthians (Foto: Leandro Moraes/UOL)

Perdendo, Tite resolveu ir pra cima, sacou Fábio Santos e colocou Pato, que mesmo participando bem do jogo, não conseguiu fazer o seu apesar das chances que teve. Primeiro em falta batida por ele mesmo, depois em um cruzamento pela esquerda, mas a cabeçada não acertou o alvo.

De tanto pressionar, o gol acabou saindo aos 42 minutos. Última aposta de Tite, Romarinho entrou no lugar de Alessandro e serviu Paulinho na área. Ele girou bonito e finalizou contra Fábio Costa para marcar o empate.

Agora com dois empates, o Corinthians fica com 12 pontos depois de sete rodadas disputadas no Paulista, ocupa a quarta posição, mas pode ser ultrapassado por até três equipes no decorrer da rodada. O São Caetano, comandado pelo experiente Geninho, pode terminar a rodada fora da zona de rebaixamento – tem cinco pontos. Na próxima rodada do estadual o São Caetano recebe o Bragantigo, no sábado, às 19h30. O timão terá seu primeiro clássico, contra o Palmeiras, no Pacaembu, no domingo às 17h com mando do Corinthians.