Julgado por simulação no tribunal Luis Fabiano sai “livre”.

Por Paulo Edson Delazari

L. Fabiano após bolada no clássico. (Foto: reprodução SPORTV)

O vice-artilheiro do campeonato Brasileiro, Luis Fabiano, está liberado para seguir na competição. O craque estava sendo julgado por simulação no jogo entre São Paulo x Palmeiras, no clássico do último dia 6 de outubro, o camisa 9 foi enquadrado no artigo 258 (assumir conduta contrária à ética desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de uma a seis partidas e poderia tirá-lo do restante do Campeonato Brasileiro. num lance em que recebeu uma bolada de Mauricio Ramos no abdômen.

O advogado Tricolor, Theotônio Chermont de Britto, baseou sua defesa no fato de que o jogador não tentou induzir o árbitro ao erro, já que a bola bateu com força em sua barriga antes da queda. E, se ele levou as mãos ao rosto, é subjetivo admitir que reclamava de pênalti.

– Não é digno nem de advertência. Se não tivesse sido repetido em um quadro no SporTV, teria passado despercebido pelo tribunal. É fantasia da procuradoria e seria tirar a soberania do árbitro, que não se manifestou. Se houvesse simulação, ele é que teria de ser punido por não ter agido na situação – acredita Theotônio, em referência à vitória na irônica eleição de “ator da rodada” promovida pelo programa Redação SporTV.

O primeiro auditor concordou com o argumento de subjetividade do advogado e lembrou que não houve ressalva na súmula sobre o lance. Já o segundo, inclusive, lamentou o julgamento em si, temendo que o STJD fique marcado como o vilão na reta final da competição. O terceiro, por sua vez, afirmou que houve clara simulação, mas não votou pela punição. Réu primário no caso, o atacante, que não compareceu ao tribunal, foi apenas advertido.

O Fabuloso deixou o jogo contra o Flamengo, domingo passado, com dores na coxa direita, que não detectaram lesão. No entanto, Luis Fabiano não terá condições de enfrentar a LDU de Loja, do Equador, nesta quarta, pela Copa Sul-Americana. Sua volta já está sendo preparada para o duelo com o Sport, sábado, na Ilha do Retiro, pela 33ª rodada do Brasileirão.