Timão empata em jogo ruim em Pituaçu

 

Por Anderson Marinho

Bahia x Corinthians se enfrentaram no estádio Pituaçu, em Salvador, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Em um duelo tecnicamente fraco, as equipes não saíram do 0 x 0 e perderam a chance de embalar na competição.

O jogo

 

Danilo tenta passar pela forte marcação do Bahia (EdsonRuiz/Gazeta/Press)

O primeiro tempo na capital baiana foi macado por muita disputa e poucas oportunidades de gol de ambos os lados.
O Corinthians começou apertando a marcação no campo de defesa do Bahia, sem dar espaços para o adversário, e obteve mais posse de bola e um volume de jogo superior, mas não conseguiu criar oportunidades claras de gol.

As melhores chances do timão sairam dos pés de Romarinho. Aos 20 minutos, Douglas cruzou da direita e o jovem atacante corintiano chegou batendo de primeira, no meio do gol, para defesa tranquila de Marcelo Lomba. Oito minutos depois, ele abriu boa bola na esquerda para Danilo, que cruzou no segundo pau, e Douglas chegou tocando na saída do goleiro baiano que evitou o gol.

Aos trinta minutos, após jogada individual, Romarinho arriscou de fora da área, no canto direito, e Marcelo Lomba espalmou para a linha de fundo.

Sem as suas principais estrelas, o artilheiro Souza e o atacante Ciro, suspensos, os meias Mancini e Kleberson contundidos e sem Lulinha, jogador do Corinthians, o tricolor baiano foi à campo com um time disfigurado, com o centroavente Junior e o meia Zé Roberto formando a dupla de ataque.

A equipe do técnico Caio Junior não conseguiu encontrar espaços para explorar os contra-ataques, foram poucas oportunides e muitos passes errados no meio de campo, em um péssimo primeiro tempo.

Etapa complementar

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem substituições e o time da casa tomou a inicitiva nos 15 minutos iniciais, tentando chegar à área alvinegra, mas parou em sua deficiência técnica.

Insatisfeito com o rendimento do seu time o técnico Tite modificou a forma de jogar do timão, sacando Romarinho para a entrada do centroavente peruano Paolo Guerreiro, passando a ter uma referência na área adversária.

Aos 19 minutos, Marcelo Lomba saiu mal do gol, Alessandro pegou a sobra e arriscou de cobertura, mas mandou porm cima do travessão. Caio Junior respondeu no minuto seguinte, promovendo as entradas de Vander e Rafael nas vagas de Magno e Junior respectivamente.

O duelo seguiu truncado, sem empolgar os mais de 26.000 torcedores que compareceram ao estádio Pituaçu.

A melhor oportunidade do Bahia veio aos 27 minutos. Vander cobrou escanteio, Fahel cabeceou firme e Cássio fez boa defesa. Aos 33 minutos o treinador do time baiano foi obrigado a fazer sua última alteração. Gil com dores musculares saiu para a entrada de Diones. No Corinthias, Tite colocou o também peruano Ramirez na vaga de Douglas.

Paulinho foi um dos que não atuaram bem na partida (EdsonRuiz/GazetaPress)

O remendado tricolor baiano começou a sentir o desgate físico, com muitos jogadores reclamando de caimbras, e o timão passou a pressionar o adversário em busca do gol.
Aos 36 minutos, Jorge Henrique bateu de fora área e obrigou o arqueiro rival a fazer uma boa defesa.

Na pressão, aos 38, Paulo Andre subiu livre após uma cobrabça de escanteio e cabeceou com perigo, sobre a meta de Marcelo Lomba.
O duelo em Pituaçu só foi bom para a arbitragem, que não teve muito trabalho em uma partida tecnicamente fraca. O árbitro Pablo dos Santos Alves (ES) só mostrou o primeiro cartão amarelo aos 41 minutos para o volante Paulinho, aos 46 Gurreiro também foi advertido.

Apesar de jogar em casa, pelas circunstancias, o resultado foi melhor para o Bahia, que soma mais um ponto contra um adversário superior. O setor ofensivo do timão não conseguiu repetir as últimas atuações diante do tricolor baiano e a equipe perdeu a oportunidade de conquistar mais uma vitória no brasileirão.

O Corinthians ocupa provisóriamente a 10ª posição na tabela de classificação, com 16 pontos ganhos. Os comandados do técnico Tite voltam à campo no próximo domingo às 16h00, no estádio São Januário, contra o Vasco.
O tricolor baiano segue ameaçado pela zona de rabaixamento. O time ocupado provisóriamente a 15ª posição com 12 pontos ganhos e pode voltar ao Z4 caso o Santos e a Portuguesa vençam seus jogos ainda hoje.

FICHA TÉCNICA:

BAHIA 0X0 CORINTHIAS
Estádio: Pituaçu, em Salvador (BA)
Data/hora: 29/7/2012 – 16h
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)
Auxiliares: Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Fabiano Ramires (ES)
Renda/público: Não disponíveis
Cartões amarelos: Paulinho e Guerrero (COR)

BAHIA: Marcelo Lomba, Gil Bahia (Diones – 32’/2ºT), Danny Morais, Titi e Ávine; Fahel, Fabinho, Hélder, Magno (Vander – 20’/2ºT), Zé Roberto e Júnior (Rafael – 20’/2ºT). Técnico: Caio Júnior

CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo, Douglas (Ramírez – 33’/2ºT) Jorge Henrique e Romarinho (Guerrero – 14’/2ºT). Técnico: Tite.

Nest’s mission is to reinvent unloved but important devices in trackingapps.org the home such as thermostats and smoke alarms