Verdão arranca empate após péssimo primeiro tempo, mas reação para em expulsão de Valdivia.

Por Anderson Marinho
Lateral Victor Luís marcou o gol de empate do verdão. Foto: Alexandre Schneider / Getty Images

Lateral Victor Luís marcou o gol de empate do verdão. Foto: Alexandre Schneider / Getty Images

O Palmeiras recebeu o Flamengo, no estádio do Pacaembu, em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014, em duelo marcado por dois tempos distintos, e arrancou um empate por 2 a 2 após sair perdendo, mas está de volta ao Z4 por conta dos demais resultados da rodada.  O meia argentino Canteros e o atacante Alecsandro colocaram o os rubro-negros na frente, Diego e  Victor Luís empataram  para alviverde.

Com o resultado, e as vitórias de Coritiba e Bahia, o Palmeiras caiu para a 18ª colocação com 22 pontos ganhos na zona da degola. Já o Flamengo agora é o décimo colocado com 29 pontos ganhos.

O jogo

Na luta contra o rebaixamento e vindo de derrota, contra o Fluminense, o técnico Dorival Junior mandou o Palmeiras à campo com cinco mudanças em relação a última rodada, entre elas a entrada do goleiro Deola na vaga de Fábio e o garoto João Pedro, de apenas 17 anos, na lateral direita.

Em situação bem mais cômoda na tabela o Flamengo do técnico Vanderlei Luxemburgo entrou em campo com força máxima e adotou uma postura mais cautelosa, esperando o adversário para sair nos contra-ataques,  e a estratégia carioca deu certo nos primeiros 45 minutos.

O Palmeiras tinha a posse de bola, mas sem criatividade no meio de campo não conseguia trabalhar as jogadas, pouco chegava à área do goleiro Paulo Victor e dava espaços para as investidas do rival.

Canteros comemora o primeiro gol do Flamengo. Foto: Alexandre Schneider / Getty Images

Canteros comemora o primeiro gol do Flamengo. Foto: Alexandre Schneider / Getty Images

Aos 12 minutos, após boa jogada pela esquerda, João Paulo avançou com liberdade e cruzou para trás, Juninho errou o domínio na entrada da área e deixou a bola de graça para Canteros, o argentino limpou a marcação e chutou firme para abrir placar.

O primeiro gol desestabilizou o pressionado Palmeiras, que seguiu dando espaços para o adversário. Aos 31 minutos, Leonardo Silva deu bela assistência para Eduardo da Silva, o atacante dividiu com Deola, levou a bola com o braço, e cruzou para Alecsandro só empurrar de cabeça para o fundo das redes e aumentar a vantagem, gerando muitas reclamações dos palmeirenses.

Antes do final da primeira etapa, Henrique foi derrubado por João Paulo dentro da área flamenguista, pênalti para o verdão não assinalado pelo árbitro Anderson Daronco.

Etapa complementar

Digo voltou a marcar após um ano. Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

Digo voltou a marcar após um ano. Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

Na volta do intervalo Dorival Junior promoveu as entradas dos meias Allione e Valdivia nas vagas de Henrique e Mouche respectivamente. As substituições surtiram efeito, mais criativo o Palmeiras passou a controlar as ações e foi em busca do resultado.

Logo aos dois minutos, após um lançamento longo da defesa, Diogo ganhou na disputa com Leonardo Moura e chutou cruzado,  na saída de Paulo Victor, para diminuir e incendiar o jogo.

Com o Palmeiras melhor na partida, Vanderlei Luxemburgo reforçou a marcação do Flamengo com a entrada do volante Amaral na vaga de Cáceres.

Valdivia da assistência, mas é expulso em seguida. Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

Valdivia da assistência, mas é expulso em seguida. Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

O rubro-negro recuou e deu espaços para a o alviverde que seguiu pressionando e chegou ao empate aos 21 minutos, após grande enfiada de bola de Valdivia para Victor Luís, que ganhou de Luis Antonio e chutou forte, sem chances para o arqueiro flamenguista.

O Palmeiras vivia o melhor momento na partida, criando boas chances para chegar à virada, mas Valdivia, que havia entrado bem no jogo, se enroscou com Amaral e em seguida pisou no adversário que estava caído no gramado e foi expulso.

Com um homem a menos o verdão teve que segurar o resultado. Alecsandro e Elton ainda tiveram chances para dar a vitória ao Flamengo, mas despedaçaram e o resultado final foi o empate.

O Palmeiras volta à campo agora no próximo domingo, às 18h30, contra o Goiás, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.  Já o Flamengo agora se prepara para o clássico contra o Fluminense, domingo às 16h00, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 2 FLAMENGO

Data: 17 de setembro de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Público pagante: 19.350 pessoas
Renda bruta: R$ 464.752,50
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: José Javel Silveira e José Eduardo Calza (ambos do RS)
Cartões amarelos: Juninho (PAL); Cáceres, Canteros, Chicão e Alecsandro (FLA)
Cartão vermelho: Valdivia (PAL)
Gols: Canteros, aos 12 min do 1º T e Alecsandro, aos 31 min do 1º T; Diogo, aos 2 min do 2º T, e Victor Luis, aos 23 minutos do 2º T

PALMEIRAS: Deola; João Pedro, Lúcio, Nathan e Victor Luis; Juninho e Renato; Mouche (Valdivia), Diogo e Cristaldo (Patrik Vieira); Henrique (Allione)
Técnico: Dorival Jr.

FLAMENGO: Paulo Victor; Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres (Amaral), Márcio Araújo (Elton), Canteros e Everton; Eduardo da Silva (Luiz Antônio) e Alecsandro
Técnico: Vanderlei Luxemburgo